OHSEHUNBRAZIL.com / Dedicated to Oh Sehun

Wu ShiXun é muito bonito, mas beleza por si só é uma descrição

Durante a entrevista, Wu Shixun mencionou suas antigas experiências na China, durante seus primeiros dias de rookie. Ele achou que o interprete da entrevista lhe parecia familiar, mas não tinha certeza se já tinham trabalhado juntos antes. O sentimento de déjà-vu na vida de Wu Shixun ocorre tanto quanto a quantidade de tempo que passou. Ele chama esses tempos de “bebê”. As coisas que “ele passou nesses dias como bebê e que gradualmente se tornaram borradas”.

 

“Em retrospectiva, nós temos trabalhado incansavelmente, correndo sem parar para chegarmos nesse ponto, mas por termos ido tão rápido, existe muitas coisas que não conseguimos lembrar mesmo tentando nos esforçar.” Nessa perspectiva, o passado está repleto de coisas que são difíceis de deixar para trás. Devemos lembrar que Wu Shixun estará celebrando seu 25º aniversário em breve, mas nas lembranças de muitas pessoas ele ainda é o adolescente com o cabelo arco-íris, que é obrigado a dançar “kiyomi”, uma expressão inocente no rosto tão clara que poderíamos pensar que aconteceu ontem. Olhando para o passado desse homem de cabelo preto, que franze a testa várias vezes, com olhos que – de repente, se tornam luas crescentes, não pude deixar de pensar que Wu Shixun cresceu em um piscar de olhos.

 

Fãs chineses gostam de chamar Wu Shixun de 54 (五四 – Wǔsì), de maneira íntima. E, seja na frente da câmera ou nos palcos, as pessoas frequentemente comentam sobre sua linda e impressionante beleza. Inesperadamente, Wu Shixun refere-se a beleza que existe no palco como uma performance. Quando confrontado com a necessidade de explicar fortes emoções ou diferentes estilos dentro dos conceitos do grupo, Shixun diz que ele tenta se esforçar ao máximo. “Falando de forma abrangente, esses dois Wu Shixun ‘descolados e bonitos’ são representados por mim”. Cuidadosamente, ele interpretou outra definição de beleza enquanto rejeita a presunção das pessoas sobre sua aparência. Para se descrever, ao invés de utilizar as expressões mencionadas anteriormente, ele utiliza as palavras “reservado” e “tímido com estranhos”.

Por essa razão, fico com mais vontade ainda de descobrir quem Wu Shixun está sempre escondendo dentro de si, seu verdadeiro eu, e poder mostrar para todos suas múltiplas faces. De diversas maneiras, ele também deseja mostrar para o mundo suas múltiplas faces, assim como fez durante o programa “Coffee Friends”. “Eu penso que o que você assiste no programa é a minha versão mais autêntica”. Com “um talento nato de vendedor que possui a habilidade de conseguir dinheiro”, como foi elogiado por todos, ele também ganhou o título de “Rei dos Vendedores de Tangerina”, reconhecido pelos seus seniores no Coffee Friends. Em sua primeira experiência como trabalhador de meio-período, Shixun compreende o esforço e o trabalho depositado em tal profissão. “Foi uma experiência completamente nova para mim. O mais memorável foi o trabalho de lavar os pratos. Eu lavei muitos pratos naquele dia. Aquilo me lembrou da minha mãe diligentemente preparando as refeições em casa”. Ele começou a observar a vida daqueles ao seu redor, as minúcias que não tinha prestado atenção anteriormente, incluindo o trabalho daqueles que silenciosamente lavam pratos na cozinha. “Eles estão trabalhando nos ‘bastidores’, fazendo trabalhos cansativos e, ainda que eu já soubesse disso, depois que trabalhei no Coffee Friends, eu pude perceber que essas pessoas em especial são dignas de respeito”. Essa foi uma experiência que nunca tinha tido antes como idol.

 

Sete anos de devoção

“Você se espelha em outra pessoa? Um outro idol?”

Wu Shixun encarou o teto em um ângulo de 45 graus e contemplou por um longo tempo: “Eu não tenho ninguém específico. Há diversas pessoas com qualidades dignas de aprender”. Idade ou senioridade não são os requisitos que utiliza para julgar se uma pessoa é um ídolo ou não. “Não siga ou aprenda de uma pessoa em particular. Diferentes méritos de diferentes pessoas são dignos de aprender e posso torná-los em vantagens para mim”.

Recentemente, Wu Shixun tem aprendido a observar as pessoas ao seu redor. Aquele que influenciou essa mudança foi seu irmão Doh Kyungsoo, silencioso, mas cauteloso, que observa os movimentos de todos. “Por muito tempo eu tenho prestado atenção nessa característica em particular dele. Eu sinto que é digno de aprender, então eu tenho que aprender, é claro”.

É inegável que seu crescimento levou Wu Shixun a perder certa parte da realidade. De certo modo, ele está “separado” da realidade. Desde o debut, Wu Shixun sequer parou. Com um lançamento de álbum por ano, ele não parou de se apresentar, esse ciclo de trabalho interminável tomou conta de toda sua vida nesses anos. Tentando retomar histórias que aconteceram três ou quatro anos atrás, ele parece um pouco hesitante em responder, “Eu realmente não me lembro”. Mas ao mesmo tempo, a maturidade e firmeza visíveis nos seus olhos indicam que ele não viveu tanto quanto imaginou nos últimos anos. “Nós passamos por muitas coisas e chegamos aqui hoje sem perceber”.

Ao mesmo tempo o tempo fez com que compreendesse o significado de “merecedor”. “Eu debutei quando era muito novo. Naquela época, o futuro não era transparente. Eu não tinha certeza dos meus planos ou pensamentos, me sentia cansado e amargurado, mas não dei atenção para isso. Eu confiei no tempo”. De primeiro momento, uma decisão soa como algo arriscado, mas Shixun encontrou um balanço: aproveitar e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. “É claro que existe uma certeza. Eu sou grato por não estar sozinho. Sempre estive com os meus membros do EXO e eles compartilham da mesma percepção e aspiração que eu. É por isso que estamos juntos”. “Companheirismo” é outra palavra-chave escrita na jornada do crescimento de Shixun.

Em outras palavras, EXO é a juventude do Shixun.

Depois de 7 anos, Wu Shixun ainda é grato pelos seus sonhos iniciais e os irmãos que conheceu por causa desses sonhos. Ele sorriu orgulhoso e disse que fez um ótimo trabalho sendo um maknae cauteloso. “Eu realmente penso que não existe grupo melhor que o nosso. Não estou falando isso apenas porque eles são os meus membros. Eu estou falando isso com sinceridade. Eles são todos muito bondosos. Graças a eles, eu posso agir confortavelmente.”

“Diversas vezes as pessoas me perguntam coisas como ‘Você continuaria sendo parte do EXO em outra vida?'”

E a resposta para essa pergunta se tornou uma memória fixa para Shixun, “Eu definitivamente responderei que sim porque as pessoas que conheci e o grupo que tenho são dignos dessa resposta.”

Existe uma loja de Bubble Tea próxima a empresa, que é famosa entre fãs e ídolos. Desde os seus dias de debut, Shixun sempre vai lá e pede um bubble tea de chocolate. Enquanto as outras pessoas começavam a se viciar em bebidas de cafeteria americana, o nível de felicidade no coração de Shixun ainda é medido pelo doce bubble tea. Parece que é uma teimosia de Wu Shixun tornar tudo que ele gosta um hábito. Perguntando por uma razão, Shixun responde tímido, “É difícil dizer se é um hábito ou não. Por exemplo, antes de entrar no palco, todos os membros se reúnem e falam palavras encorajadoras um para o outro, mas às vezes temos que nos apressar e não temos tempo de fazer isso. Nos dias que acontecem isso, eu me sinto inexplicavelmente ansioso quando subo no palco. Ultimamente eu não tenho rezado antes de subir ao palco, mas sempre quando preciso de um encorajamento, eu o faço seriamente.”

25 anos, We Young

We Young é uma fusão de piano e rap acompanhados de elementos de hip-hop e letras sobre juventude. O verdadeiro amor de alguém e encorajamento para que todos possam agarrar suas oportunidades e corajosamente ir atrás daquilo que almejam. Essa é uma música que Wu Shixun e Chanyeol gravaram e lançaram no mês de setembro de 2018. A música também é uma declaração de que ambos completaram 25 anos.

so we don’t stay down, ‘cuz we young

 

Atualmente, música é a maneira mais direta que Wu Shixun possui de se expressar.

“Como membro do EXO, todos os momentos que me deparo na vida trazem diferentes sensações e sentimentos. Cada um desses sentimentos em cada um desses momentos podem ser convertidos em inspiração. Nessa colaboração com Chanyeol hyung, a música reflete muitas sugestões e ideias minhas. Eu me sinto muito especial e feliz com esse tipo de experiência porque o conceito que pensamos, as direções e objetivos que queríamos puderam se tornar um modo que temos de nos expressar, que é a música. Ela foi inspirada em experiências nossas.”

Inspiração é o coração da música. Quando fala sobre gerar criatividade, Shixun sente que “conversa” é uma boa maneira de fazer isso. Muitas realizações nascem através de conversas do dia-a-dia e o que acontece em um instante geralmente é o mais emocionante. Não apenas podemos superar um bloqueio de criatividade como também podemos aliviar o estresse e a ansiedade. As conversas de Shixun não são limitadas para aqueles ao seu redor. E os tópicos podem ser o mais variado possível,“No processo de conversação, você vai se descobrir um pouco aliviado. Com o tempo, tudo vai melhorar”, ele disse que podia não entender antes, mas que hoje consegue usar essa maneira para resolver os problemas.

O aniversário de 25 anos de Wu Shixun está a menos de um mês de distância. Ele não parece ter pensado em preparar algo de especial e o mundo lá fora parece mais preocupado do que ele, pensando sobre como ele irá lembrar esse momento. Ainda sim, ele mesmo não chegou a pensar nos detalhes. Comparando a grandes festas e comemorações, ele disse que se reunir com a família e amigos seria a sua prioridade. Desde os seus 18 anos até o momento, sete anos se passaram sem parecer deixar marcas nele, mas ainda sim todos esses anos o trouxeram experiências valiosas. Ele ainda é o garoto que deseja traçar cada passo, um adolescente de espírito livre que deseja fazer as coisas da melhor maneira possível no momento.

Wu Shixun pegou uma caneta e começou a praticar os caracteres chineses das palavras “liberdade” e “fighting” em um papel. Cada palavra escrita é como se ele estivesse abençoando seus fãs, representando os sentimentos mais profundos do seu coração. De novo e de novo, repetidamente até que uma página inteira é preenchida com os caracteres. Ele ainda se sente insatisfeito mesmo com todos olhando e vendo apenas perfeição naquilo. O perfeccionismo pode ser parte de todos os artistas. Ele quer sempre tentar o seu melhor e essa sua benção para os fãs não é exceção.


Tradução em Inglês: sugarbrat1204

Tradução em Português: Oh Sehun Brazil – não retire sem os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *