OHSEHUNBRAZIL.com / Dedicated to Oh Sehun

Música: “They Never Know” by EXO

Álbum: EX`ACT – The 3rd Album

Compositores: Paul ‘MARZ’ Thompson, MZMC, De-Capo Music Group, Jamil ‘Digi’ Chammas, Adrian Mckinnon, Tay Jasper, Levan Kali, Otha Vakseen’ Davis III

Letra: 조윤경

Arranjo: Paul ‘MARZ’ Thompson, De-Capo Music Group, Jamil ‘Digi’ Chammas

 

MM: Conte-nos sobre a criação dessa música.

MZMC: Eu estava em um acampamento de música e tinha essa faixa que a SM A&R amou, mas eu não consegui fazer com que os letristas escrevessem ela. Falando objetivamente, não existia nada de especial na faixa porque ainda era um rascunho, mas acredito que a SM A&R viu potencial. Então, eu fiquei falando para meus letristas escreverem e eles disseram que iriam, mas sempre deixavam de lado (risos). Eles queriam escrever para as minhas faixas que eles achavam mais legais. Finalmente, no último dia do acampamento, era tipo 4 da manhã, eu consegui convencer eles a se juntar em uma sala e terminar a música.

 

MM: A música foi escrita inicialmente para o EXO?

MZMC: Na época, o álbum do Taemin estava para sair. Então, na verdade, foi intencionada para ele. A música iria entrar no álbum Press It do Taemin, mas depois disso foi deixada de lado e desapareceu por 8 meses. Então, recentemente eu fui para outro acampamento de música e, pensando que a SM não iria mais utilizá-la, nós escrevemos uma melodia nova completamente diferente para a nova faixa. E, literalmente, uma semana depois que terminamos a nova versão, a SM me ligou e falou que eles queriam a versão original para o EXO (risos). Eu me senti mal porque tinha acabado de desperdiçar o tempo dos letristas com a nova melodia.

 

MM: Essa música criou um pouco de fanwar entre fãs do EXO e do BTS. Você pode nos explicar algo sobre isso?

MZMC: Eu adoraria! Então, produtores muitas vezes utilizam o que é chamado “bibliotecas de sons”. Essas bibliotecas incluem diferentes tipos de sons de bateria, loop de bateria, de sintetizador, de guitarras, piano, etc. Eles compartilham na web para produtores usarem de graça, sem ter que pedir permissão do criador original ou ter que dar créditos. São livres de direitos autorais. Então, se um som de bateria ou loop está famosa, ela muitas vezes é utilizada por diversos produtores. O loop de piano elétrico que utilizei na música veio de uma dessas bibliotecas de sons. Eu não escuto todas as músicas de K-pop que são lançadas e por isso não sabia que aquela música do BTS, 고엽 (Dead Leaves), possuía o mesmo loop. Muitos fãs pensam que ambos os produtores (de Dead Leaves e eu) pegamos a sample de “Deadroses” do Blackbear. Mas não é esse o caso. Acabou que nós três utilizamos o mesmo loop da mesma biblioteca de sons.

 

O álbum Deadroses de Blackbear foi lançado em Fevereiro de 2015.


 

Matéria: Behind the Song: EXO “They Never Know”

Tradução em Português por Oh Sehun Brazil – Não retire sem os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *