OHSEHUNBRAZIL.com / Dedicated to Oh Sehun

Com hits para o Shinhwa, Taeyeon, f(x) e mais, Greg Bonnick e Hayden Chapman tornaram-se inesperadamente os produtores de sucesso do K-pop. Aprenda sobre sua trajetória para se tornarem produtores requisitados, escritores de música e artistas.

 

No início do ano, EXO continuou sua série de intocáveis hits de pop com o electro-pop de Monster e a disco Lucky One – duas faixas diferentes que foram colocadas juntas pela sua produção inovadora e refrões inquestionáveis. Ambas foram trabalho de produção da dupla LDN Noise.

 

Os produtores britânicos comandaram o novo single, LOTTO, do fenômeno do K-pop, mas ficam sem palavras quando tentam descrever para a Fuse pelo telefone, quando ligam de Londres.

 

“Espere o inesperado,” disse LDN Noise- a.k.a o escritor de música Greg Bonnick e o DJ Hayden Chapman. Quando estavam falando sobre o novo single do EXO, lançada no dia 18 de Agosto, eles comentaram “É completamente diferente de Monster e completamente diferente de Lucky One. Não é nada que o EXO tenha feito anteriormente.”

 

LDN Noise trouxe seu pop transformador para um mundo de K-Pop após o produtor britânico Andrew Jackson (que trabalhou com o comeback “Venus” e “This Love” do Shinhwa) os levou para um acampamento de escrita na Suécia. Seu primeiro arranjo foi “Sniper” do Shinhwa, e isso os colocou em diversas criações de músicas durante um ano. A música View do SHINee foi uma das grandes músicas que produziram em 2015. E muitos outros como Taeyeon, Sistar, f(x), Boys Republic, Red Velvet e muitos outros.

 

E após trabalhar com pessoas como Chris Brown, Nick Jonas e Nathan Sykes, a dupla trouxe um elemento inovador para o K-pop e a alta e considerável chance de atrair um público ocidental.

 

“Eu não acho que nós tentamos repetidamente fazer músicas crossover,” Bonnick refletiu no processo deles que mistura músicas da América e da Inglaterra e que terminam com colaborações de Britânicos e produtores de música Coreanos. “Nós apenas olhamos para nossas próprias influências: A óbvia e massiva cultura de dança-música de Londres, todos os tipos de sub-gêneros, e também crescemos escutando todos os tipos de rádios piradas e agora rádios online… Nós esperamos que aqueles que tiverem uma playlist com músicas da LDN Noise consiga ainda escutar tudo isso nelas.”

 

“Eu gosto de pensar que mudamos o som do K-pop com as coisas que temos feito. Nós criamos músicas mais ocidentais e usamos muitas de nossas influências no EDM e London-dance. Anteriormente a isso, pareceu uma vibe mais nostálgica; tudo pareceu um pouco como NSYNC. Não tínhamos certeza de como nos encaixaríamos nisso e com as primeiras demos que tentamos fazer um som mais nostálgico (throwback), ainda em Neptunes, não conseguimos ser escolhidos. Não exatamente! (risos)

 

Os dois comentam que algumas vezes as melhores músicas surgem inesperadamente, como aconteceu com os mais recentes singles do EXO.

 

“Nós estávamos pensando originalmente no SHINee, não consideramos EXO para Lucky One,” disse Bonnick, completando que eles não decidem para qual artista a música é escolhida. “Os caras do A&R que trabalham com o EXO chegaram tipo ‘Olha, nós precisamos de um outro single’ nos dois dias em que estávamos trabalhando com Kenzie… A música Monster também não foi pensada para o EXO, e ficamos tipo ‘Que tal essa música? Começamos alguns meses atrás’, antes da viagem. Nós não consideramos o grupo. Pegamos, adaptamos e tocamos para o A&R. Ele ficou vermelho de felicidade e estava tipo’Sim!! Essa música!! Façam essa música!!’ e abraçou o Hayden.”

 

E algumas vezes os próprios artistas oferecem algumas surpresas: “Nós fizemos uma ballad para o primeiro EP da Taeyeon, se chama Gemini”, Bonnick relembra. “Nós chegamos no estúdio e ela estava gravando. Ela tocou a música para nós e ficamos ‘Isso é incrível! Você arrasou!’. Ela não fala Inglês muito bem e o homem que estava produzindo a música falou, ‘Sim, ela vai rascunhar isso e gravar tudo de novo. Ela está apenas gravando dessa maneira porque ainda está aprendendo.’ Nós ficamos meio ‘Sério? Você vai refazer tudo de novo?’. A música parecia incrível para nós. Foi muito maneiro ver o quão perfeccionista ela é.”

 

Antes do Lançamento de Lotto no dia 18 de Agosto, fãs do LDN Noise podem apreciar All Mine do f(x), que foi lançada como um single especial no dia 22 de Julho. “A música era mais EDM do que está agora,”Chapman revela. “Nós refizemos ela e adicionamos um organ bass line. Originalmente, a música era mais pesada, progressiva, então nós remixamos um ou dois meses atrás e colocamos uma vibe mais leve, de verão com um som de órgão.

 

Em adição, eles comentam que estão gostando de experimentar com o NCT, o novo grupo masculino da SM Entertainment e comentaram que a grande empresa coreana pode estar preparando músicas para um novo grupo feminino ainda esse ano.

 

Então, produzir músicas de K-pop é algo que traz lucro?

 

“Com certeza! Ainda que você tenha que esperar alguns anos porque demora muito para os royalties entrarem,” Bonnick diz. “Honestamente, eu não sei a resposta no momento, mas é um grande mercado porque os fãs são tão leais e apoiadores. É muito divertido e criativo. Você abre a mente com diferentes tipos de gêneros.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *